21 de março de 2014

Um Dia - David Nicholls

Título Original: One Day
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Gênero: Romance/Drama
Ano: 2011
ISBN: 978-85-8057-045-8
Classificação: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas
Onde Comprar: SUBMARINO | SARAIVA | CULTURA
 
 

Um dia é um livro de David Nicholls, que ficou entre os mais vendidos em muitos países, inclusive no Brasil. Inspirou o filme de mesmo nome, estrelado por Anne Hathaway Jim Sturgess. A leitura é gostosa e rápida. Os capítulos não são curtos (vinte e três capítulos divididos em quatrocentas e dezesseis páginas), mas mesmo assim a leitura flui bem e te deixa com gostinho de quero-mais. Além dos capítulos, o livro é dividido em cinco partes: vinte e poucos anosvinte e tantos anostrinta e poucos anostrinta e tantos anos e três aniversários.


Emma Morley, a protagonista, é uma garota diferente, com óculos grandes e uma vontade imensa de ser escritora. Ela e Dexter Mayhew, o popular e mulherengo garoto por quem Emma tem uma pequena-grande queda desde o início da faculdade, se conhecem oficialmente no dia do baile de formatura e acabam passando a noite juntos (mas não do jeito que você está imaginando!). Eles sabem que no dia seguinte tudo acabará e que cada um trilhará um caminho diferente. Ainda assim, deixam florescer uma grande amizade, bastante incomum e, de certa forma, um pouco colorida. Mesmo vivendo vidas completamente diferentes Em e Dex conseguem manter contato e sustentar uma amizade muito complicada. Juntos, eles passam por muitas coisas, boas e ruins, de forma muito realista.


A história dura um período de quase vinte anos e se passa na Inglaterra (♥). Emma e Dexter se conhecem no dia 15 de julho de 1988 (dia de São Swithin*) e todos os capítulos se passam no dia 15 de julho dos próximos dezenove anos, quando o casal de amigos se fala ao telefone ou se reencontra, uma dinâmica que achei muito interessante e diferente. Em e Dex vivem vidas completamente distintas, escolheram para si caminhos opostos e são, em sua personalidade, pessoas muito diferentes. No entanto, o destino insiste em trombá-los de vez em quando e quando isso acontece, é sempre muito intenso. No final das contas, eles só têm um ao outro.


Com personagens psicologicamente muito bem construídos e explorados e uma narrativa instigante, esse é um romance de tirar o fôlego, um drama muito bem elaborado, e nada clichê, ao contrário do que pode parecer. Você vai se surpreender!


A capa é linda, com essa imagem muito fofa inspirada no filme; o título foi feito em verniz e com relevo. As páginas são amareladas e a diagramação é ótima.


* Segundo a tradição inglesa, os quarenta dias que se seguem após 15 de julho, dia de São Swithin, terão exatamente o mesmo clima desta data.




Um dia: Vinte anos, duas pessoas



Sobre o autor: "David Nicholls nasceu em 1966, em Hampshire, Inglaterra. Formado em literatura e teatro inglês, optou pela carreira de ator e recebeu uma bolsa da American Musical and Dramatic Academy de Nova York. De volta a Londres, atuou em espetáculos teatrais no Battersea Arts Centre, The Finborough,West Yorkshire Playhouse e Birmingham Repertory Theatre. Entre uma peça e outra, em Londres, Nicholls trabalhava como vendedor da rede de livrarias Waterstone's, em Notting Hill. Após trabalhos freelance, conseguiu emprego como leitor de peças e pesquisador da BBC Radio Drama, o que o levou à edição de roteiros na London Week Television e na Tiger Aspect Productions. Nessa época, começou a escrever e adaptou a peça de Sam Shepard, Simpatico, que se tornou um filme estrelado por Sharon Stone e Nick Nolte, em 1999. Ao longo de sua notável carreira de roteirista, recebeu duas indicações ao BAFTA. Além de Um dia, publicou os romances Starter for Ten eThe Understudy." site oficial / fanpage



Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de comentar a opinião de vocês!


Quem quiser me seguir no Skoob é só clicar aqui!


Beijos com carinho!



 

2 comentários:

  1. Que ótima resenha!
    Li o livro e assisti ao filme e, com certeza, essa é a minha obra preferida. Personagens muito bem construídos, narrativa interessante, diferente de muita coisa que já li. Além da linda história de Em e Dex, personagens tão diferentes que se completam e aprendem sempre um com o outro.
    Parabéns pelo blog, acho suas resenhas inteligentes. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Romeu!
    Muito obrigada! Fico muito feliz em saber disso :)
    Beijos

    ResponderExcluir