10 de março de 2014

A Lição Final - Randy Pausch

Título Original:  The Last Lecture
Editora: Agir
Páginas: 249
Gênero: Autoajuda
ISBN: 978-85-2200-920-6
Classificação: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas
Onde Comprar: SARAIVA | CULTURA
 
 

A lição final é um livro diferente dos que eu costumo ler. A história do livro não é ficcional, e sim a história de vida de Randy Pausch, o próprio autor, que sofria de câncer em estágio terminal. Ele era casado, tinha três filhos e lecionava computação na Universidade Carnegie Mellon.




Para se despedir, Randy decidi fazer uma palestra na Universidade, onde iria falar sobre seus sonhos de infância e conquistas, uma retrospectiva de sua vida, a qual ele gostaria que fosse seu presente para seus filhos, que cresceriam sem um pai. A palestra (que de fato ocorreu) foi filmada e vista mais de 15 milhões de vezes até hoje no site do YouTube. O livro foi inspirado nessa palestra e foi escrito por Pausch em parceria com o jornalista Jeffrey Zaslow.


Durante o livro, que é narrado pelo próprio Randy, ele conta desde como começou a ideia da palestra até a sua preparação e execução. Ele precisava deixar a sua marca, e a palestra seria essa realização. Sua esposa, Jay, não concordava, pois para ela, ele deveria se ocupar aproveitando ao máximo o tempo com a sua família. Randy tentava conciliar as duas coisas e por fim acabou convencendo Jay. Durante semanas ele pensou sobre o que falaria na palestra e decidiu fazer slides para poder ilustrar e dinamizar.







Durante uma hora e dezesseis minutos de palestra, Randy fala sobre seus sonhos de infância e conquistas e dá lições sobre a felicidade, realização pessoal e profissional e determinação. É um livro muito otimista e emocionante e apesar de ser considerado um livro de autoajuda eu não o considero assim. Para mim é um livro da vida, realmente uma lição, algo que deve ser levado para sempre. É um livro que me fez refletir sobre a vida e sobre como é possível, em meio à tantos obstáculos e dificuldades, encontrar algo de positivo e seguir a vida sorrindo.

A lição final foi publicado aqui no Brasil pela Editora Agir e eu gostei muito da edição. Foi mantida a capa original, que eu achei linda e que tem tudo a ver com o Randy e com o contexto do livro. A capa é dura (♥) e o título é envernizado e em relevo, as páginas são amareladas e os títulos dos capítulos são bastante sugestivos. A diagramação (fonte, margem e espaçamento) é ótima. A leitura é super rápida e flui bem, os capítulos são bem curtinhos (duzentas e quarenta e nove páginas divididas em cinquenta e nove capítulos) e divididos em seis partes. Outra coisa de que eu gostei muito foram as fotos das lembranças do Randy dispostas nas páginas.


"Não podemos trocar as cartas que recebemos, mas apenas pensar como jogar"

Um livro que vale a pena ser lido com todo o cuidado e carinho!


Quem quiser assistir, este é o vídeo da palestra na íntegra, mas está sem legenda (encontrei no YouTube a palestra legendada, porém está dividida em oito partes e a resolução é péssima).


[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ji5_MqicxSo[/youtube]


Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de comentar a opinião de vocês!


Quem quiser me seguir no Skoob é só clicar aqui!


Beijos com carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário