13 de fevereiro de 2014

Lançamento: "Entre pausas e reticências..." - Karla Fioravante (22/02/2013)

*Este post foi publicado originalmente no meu antigo blog, há quase um ano*



Olá, leitores!


O post de hoje é sobre uma experiência que tive há quase um ano: o primeiro lançamento de livro de que participei. A autora, Karla Fioravante, é uma amiga muito querida da minha prima Sara, que foi quem me convidou para o lançamento, o qual aconteceu na Biblioteca Latino-americana, no Memorial da América Latina.


Eu fiquei super empolgada e ansiosa, porque nunca tinha ido a um lançamento de livro antes, e porque eu teria a oportunidade de conhecer um editor!


A história da publicação do livro é muito interessante. A Editora Redemoinho, que publicou o livro, ainda é muito jovem, nasceu no ano de 2012 através da - nas palavras de seu fundador e editor, Adhemir Marthins - indignação. Indignação pelo mau tratamento que recebeu das editoras quando tentou publicar o seu próprio livro. Pensando nisso, ele resolveu criar a sua própria editora, para atender aos seus clientes da maneira como gostaria de ter sido tratado.



Eu, sinceramente, achei esse gesto do Adhemir simplesmente lindo! Uma iniciativa excelente e admirável. O Adhemir e a Karla são amigos de longa data e se uniram para, juntos poderem realizar seus sonhos. Ele queria fazer a editora começar a dar seus primeiros passos, e ela queria publicar seus textos. Então, eles se juntaram para tornar essas duas coisas realidades. E deu certo!





A Karla já era bastante conhecida antes de publicar o livro, porque ela é uma das integrantes da banda Católica Cantores de Deus (!) Além disso, ela também é Psicanalista, Musicoterapeuta, especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela USP e graduada em Psicologia. Agora ela também é escritora!


Gostaria de ter feito uma entrevista com a Karla, mas como ela anda muito ocupada com o lançamento do livro e tudo o mais não quis incomodá-la, mas anotei (na minha memória) muitas coisas que ela disse durante o lançamento, respostas às perguntas que a faziam, que de uma forma ou de outra acabam sendo respostas à uma entrevista. Então achei interessante compartilhar aqui as minhas "anotações".

A Karla começou a escrever na adolescência. Ela tem muitos diários guardados  dessa época, em que ela escrevia unicamente para ela mesma. Lá no início dos anos 2000 ela resolveu digitar suas frases soltas e publicá-las na internet, e assim nasceu o seu blog. Dessa forma, ela pode compartilhar seus textos e através deles atingir pessoas de diferentes formas.

Ela escreve com a alma, com amor, com alegria. Escreve muitas vezes sobre ela mesma, mas considera que assim possa atingir outras pessoas, com sentimentos parecidos. Porque sentimentos não são mensuráveis, e só quem os sente é que pode falar sobre eles, mas podem existir semelhanças entre os sentimentos de pessoas diferentes, e é essa identificação que a Karla busca causar em seus leitores.

A Karla também acredita, assim como a Clarice Lispector acreditava, que um escritor morre um pouquinho cada vez que termina uma obra, que uma parte dele se vai com o final escrito. Mas essas são mortes boas, são mortes que trazem vida. Vida para renascer, vida para outras obras, vida para se tornar alguém melhor.


Bom, Entre Pausas e Reticências... é um livro de crônicas que faz refletir sobre a vida e tudo o que faz parte dela. A autora mantém a sua essência em todas as crônicas no decorrer do livro, sempre havendo algo relacionada à alma, à liberdade, ao voo, à existência, ao ser. Ela tem o dom de escrever de uma forma intensa, que toca profundamente. E pelo visto, ela adora metáforas (assim como eu)! Ela também deixa claro que o seu livro não é de autoajuda. É realmente um livro muito subjetivo e pessoal, para fazer refletir. Ah, e eu adorei o título! Muito sugestivo!


Sobre a edição, só tenho elogios! A capa é lindíssima, e tomando como base as crônicas que já li, tem tudo a ver com o livro e com a escritora. A diagramação (fonte, margem e espaçamento) é ótima e as páginas são amareladas. O único probleminha que encontrei foram alguns errinhos de digitação, mas nada anormal, que já foi anotado para ser corrigido nas próximas edições. Enfim, a Editora está de parabéns!

"Livros são marcas em palavras. Não as pronunciamos ou as escrevemos sem que haja uma história, e sejam elas quais forem, são pedaços de nós. A leitura é um convite a adentrar um universo que talvez possua identificações e reverberações, talvez carregue em sua essência um calar-se ou um transformar-se, talvez não cristalize nada e, mesmo assim, não é em vão. Palavras são mais que tentativas, são vozes para a esperança, alento, abraço em almas cansadas, voos para os desanimados. Palavras por si só, estão além das verbalizações e são elas, em si mesmas, as suas próprias dores." - Karla Fioravante

Uma parte da sinopse feita pelo próprio Adhemir: "Entre Pausas e Reticências..." é uma obra com olhares múltiplos sobre a vida em movimento, mesclando reminiscências, vivências diárias e perscrutando possibilidades futuras. Quem conhece Karla Fioravante apenas como cantora, com certeza, neste livro, encontrará uma mulher debruçada em palavras que nos levam a pensar. Usando um recurso de narrativa variada, consegue tocar em elementos que nos são muito peculiares. Fala muitas vezes de si mesma, no entanto evoca e nos remete a nós mesmos."




[caption id="" align="aligncenter" width="640"] Eu e o Adhemir Marthins, editor e fundador da Editora Redemoinho[/caption]

A Karla após autografar o meu livro.
E por fim, a Karla autografando o meu livro!
 

FOTOS: Reprodução e Sara de Oliveira

ENTRE_PAUSAS_E_RETICENCIAS_1355418583P (1)

   Minha nota: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas


   Onde comprar: Editora Redemoinho

    Para saber mais sobre a Karla Fioravante:                                                                     Fan Page Twitter

 





Espero que tenham gostado! Quem quiser me acompanhar pelo Skoob é só clicar aqui


Beijos com carinho!



2 comentários:

  1. Foi muito gostoso ter participado deste seu momento e me deixa feliz acompanhar-te neste mundo das letras. Super beijo, prima! :)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, prima querida! Beijos com carinho!

    ResponderExcluir