9 de abril de 2014

As Vantagens de ser Invisível - Stephen Chbosky

Nome Original: The Perks of Being a Wallflower
Editora: Rocco
Páginas: 223
Gênero: Drama
Ano: 2012
ISBN: 978-85-325-2233-7
Classificação: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas
Onde Comprar: SUBMARINO | SARAIVA | CULTURA
 
 

Charlie é um garoto bastante diferente da maioria. É solitário, não tem amigos e sua visão de mundo é rasa, superficial. Ele leva uma vida monótona, sem grandes acontecimentos, sempre imerso numa solidão que parece não ter fim.


O protagonista vive num universo próprio, isolado do mundo ao seu redor e, inclusive, se mostra um pouco indiferente em relação à vida como um todo em determinados momentos, enquanto que em outros, parece ter uma sede insaciável por compreensão.  A visão de mundo de Charlie pode nos parecer bastante inocente a princípio, mas a verdade é que ele não busca por significados ocultos nas situações, apenas as observa e as analisa como de fato são, objetivamente.




"E mesmo que alguém esteja muito pior que você, isso não muda em nada o fato de que você tem o que você tem."



A tia querida que Charlie tanto amava morreu, seu melhor (e único) amigo se suicidou e seus pais o protegem demais. É em meio a toda essa vida confusa que ele conhece Sam e Patrick, dois irmãos que "adotam" Charlie como amigo. A partir de então sua vida muda completamente: agora ele tem um círculo de amigos, frequenta festas quase todos os finais de semana e não hesita em experimentar as bebidas e drogas que lhe oferecem. Mas, acima de tudo, Charlie tem dois amigos realmente fieis e que o aceitam como ele realmente é, com todos as ideias e pensamentos confusos. Agora, ele se sente vivo e intenso, se sente infinito.


Seu professor de inglês, Bill, é um personagem que se mostra interessado em ajudar Charlie e sempre lhe dá de presente livros extraordinários para que ele faça boas leituras e resenhas, incentivando-o a descobrir novos universos no mundo literário. Ele será muito importante no desenvolvimento e amadurecimento do Charlie ao longo do livro.


Juntos, eles passam por muitas coisas, novas experiências, brigas e muita diversão. Mas o mais importante é que Sam e Patrick ajudam Charlie a se inserir socialmente, e (quase sempre) de forma muito sutil, mostram a ele onde estão os erros que ele comete, incentivando-o a melhorar e a entender o mundo como ele de fato é. Mesmo assim, Charlie se sente muitas vezes sozinho e sem saber para onde correr, mesmo que não admita isso para si mesmo; e assim, vamos percebendo que realmente há algo de errado com ele.


O protagonista Charlie é também o narrador da história, a qual nos é apresentada através de cartas que ele escreve para um amigo anônimo com determinada frequência durante um ano inteiro - o último ano escolar. Como ele tem grande dificuldade para se expressar, o começo do livro pode ser um pouco chato e irritante, mas no decorrer da história vamos entendendo que essa jogada do autor foi genial para que compreendêssemos bem a personalidade do Charlie e acompanhássemos cada pensamento, o  mais íntimo, do protagonista. Apesar disso, depois de um tempo a leitura passa a fluir muito bem, até porque, Charlie vai aprimorando sua escrita, graças ao professor Bill.


Como é de se esperar, Charlie é um personagem maravilhosamente bem construído e bem explorado psicologicamente, capaz de passar uma visão muito peculiar a respeito dos laços de amizade e familiares. As Vantagens de ser Invisível é um daqueles livros que te fazem chorar, refletir e se emocionar e o desfecho é, com certeza, surpreendente. Vale a pena!


Não simpatizo muito com essa capa e também não gostei muito das dimensões do livro (23 cm x 14 cm), mas a diagramação está ótima!


* * *



Sobre o autor: "Stephen Chbosky cresceu em Pittsburgh, Pensilvânia, e graduou-se em roteiro na University of Southern California. Seu primeiro filme, The Four Corners of Nowhere, estreou em 1995, no Sundance Film Festival e ganhou menção honrosa de melhor filme no Chicago Underground Film Festival. Atualmente vive em Los Angeles, Califórnia. As Vantagens de ser Invisível é seu primeiro romance e foi adaptado para o cinema, tendo Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller no elenco.






Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de comentar a opinião de vocês!


Quem quiser me seguir no Skoob é só clicar aqui.


Beijos com carinho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário