24 de fevereiro de 2014

A culpa é das estrelas - John Green

acedeTítulo Original: The fault in our stars        
Editora: Intrínseca 
Páginas: 283
Gênero: Romance/Drama
ISBN: 978-85-8057-226-1
ClassificaçãoEstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas
Compre o livro: SUBMARINO | SARAIVA | CULTURA
 
 
 

A Culpa é das Estrelas é um young-adult emocionante que me fez rir e chorar da primeira à última página. Escrito pelo autor estadunidense John Green, o livro possui uma leitura fácil e rápida e é narrado pela protagonista Hazel Grace, uma garota de dezesseis anos, vítima de câncer em estágio terminal. Hazel tenta levar uma vida relativamente normal, dentro de suas possibilidades, mas tudo muda quando em uma das reuniões do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer ela conhece Augustus Waters, um garoto lindo, com intensos olhos azuis e que, por algum motivo, não tirou os olhos dela durante todo o encontro.  Muito embora Hazel tenha ficado bastante fria quando Gus tenta puxar assunto, ela logo se deixa levar e é a partir daí que uma amizade muito especial começa a surgir.


Ao contrário do que pode parecer, o livro não fala sobre o câncer em si, e sim sobre como dois adolescentes vítimas da doença sobrevivem a ela. Dessa forma, os diálogos são em sua maioria irônicos e divertidos, sem deixar de ser emocionantes e profundamente intensos. Hazel e Gus passam a ser o porto seguro um do outro para juntos enfrentarem a doença que os uniu. Eles não concordam em tudo, mas sabem respeitar um ao outro e estão sempre prontos para se ajudarem. É assim que nasce um amor genuíno e inocente. E Gus não mede esforços para fazer sua Hazel Grace feliz. 


John Green criou uma narrativa cheia de leveza sem deixar de ser espirituosa; utilizando-se de uma linguagem bastante descontraída, ele conseguiu transmitir todas as emoções das personagens com muita intensidade, em um verdadeiro misto de melancolia e diversão. A culpa é das estrelas é extremamente envolvente, emocionante e  inspirador, um livro que me tocou muito e durante suas prazerosas páginas me fez refletir sobre a vida.



"Alguns infinitos são maiores que outros"


"Okay" era o que Hazel e Gus diziam um ao outro quando queriam dizer "eu te amo para sempre".



Ah, enquanto olhava o site da Editora Intrínseca, encontrei um post dedicado a fan arts com ilustrações da Hazel e do Gus, feitas pelos fans, realmente ótimas! Quem quiser dar uma olhada, clique aqui.


Alguns fans produziram um vídeo muito bacana com um trecho do livro encenado por eles e acho vale a pena dar uma olhadinha



E uma curiosidade: não sei se todo mundo sabe, mas o autor John Green se inspirou em uma menina chamada Esther Grace Earl, que perdeu sua batalha contra o câncer em 2010, para escrever A Culpas é das Estrelas. Agora, a garota terá sua história contada com suas próprias palavras no livro This Star Won’t Go Out: The Life and Words of Esther Grace Earl, que a Intrínseca publicará no Brasil. Muito bacana, né? Para saber mais sobre isso, clique aqui.


Sobre o autor: "John Green,premiado best-seller do The New York Times, é formado em língua inglesa e estudos religiosos pelo Kenyon College, em Ohio. Nasceu em 1977 em Indiana, onde vive com a mulher e o filho, e ao longo dos anos morou em Nova York, Illinois, Michigan, Flórida e Alabama. Atuou como redator na National Public Radio em Chicaco, foi editor assistente e de produção da revista de resenhas literárias Booklist e assinou críticas de livros para o The New York Times. Personalidade ativa na internet, além do próprio blog, do Twitter e do canal do YouTube Vlogbrothers, John coapresenta os vídeos do projeto "Crash Courses": canal on-line com aulas gratuitas de história e biologia. Ele autografou todos os 150 mil exemplares da primeira tiragem de A culpa é das estrelas nos Estados Unidos." 


Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de comentar a opinião de vocês!


Quem quiser me seguir no Skoob é só clicar aqui!


Beijos com carinho!

2 comentários:

  1. […] garoto nerd, anti-social, cheio de dificuldades psicológicas e obsessivo por alguma coisa (salvo A Culpa é das Estrelas). Nesse enredo conhecemos Miles Halter, um adolescente que não tem amigos e que é obcecado por […]

    ResponderExcluir
  2. […] O livro é, com certeza, uma graça (não está entre os meus preferidos, mas é realmente lindo. Clique aqui para ler minha resenha) e como a história de amor entre Hazel e Gus se tornou uma verdadeira febre […]

    ResponderExcluir